Projeto de Doutorado mais uma vez no Globo Reporter

O Projeto de Doutorado da Dra Camila Maciel recebeu mais uma vez a visita do Globo Reporter. A reportagem irá ao ar provavelmente dia 14 de outubro de 2011. Esse projeto teve início em 2005, sendo a tese da Dra Camila a primeira a ser defendida com dados deste projeto. Agora, inúmeros estudos estão sendo realizados nesta mesma população. O nome do Projeto é “Corações de Baependi” - sendo o primeiro estudo familiar do Brasil em Doenças Cardiovasculares. Outros alunos de doutorado e pós doutorado estão trabalhando nesta segunda fase do estudo. Este estudo é realizado pelo Instituto do Coração de São Paulo (InCor - USP) e recebe o apoio da FAPESP e Prefeitura Municipal de Baependi.

“O Globo Repórter está de volta à tranquila Baependi, em Minas, onde há cinco anos pesquisadores realizam um estudo inédito no Brasil sobre a influência genética nas doenças cardíacas. Ele envolve mais de 1,7 mil pessoas. Quase 10% da população da cidade. Desde o ano passado, estudiosos do sono se incorporaram, pegaram uma espécie de carona nessa pesquisa. O objetivo é descobrir se a apneia está no sangue das famílias de Baependi. Mas, afinal, por que Baependi? “Porque o êxodo na cidade de Baependi é menor. Então, a facilidade de encontrar as pessoas da família residindo aqui na cidade é mais fácil e com maior probabilidade do que nas outras cidades”, responde o pesquisador do Incor Rafael Alvim. Os responsáveis pelo trabalho explicam os exames que vêm sendo aplicados. “Coleta de sangue para extração de DNA ”

Artigos para seminarios

Alguns artigos escolhidos para complementarem nossa atividade em sala de aula. Espero que gostem. Estão bem escritos e o conteúdo é muito interessante! Aproveitem!

Insulina  vias de sinalizacao - Clique aqui

Diabetes e HAS - Clique aqui

Entrevista Rádio FACOM da UFJF

Dra Camila Maciel, hoje, dia 31 de março, esclareceu as principais dúvidas sobre a medicação contendo o princípio ativo Sibutramina e explicou sobre a nova abordagem da ANVISA com relação ao controle desta medicação. Ao invés da utilização do receituário branco carbonado, deverá ser prescrita em receituário azul (B2). A Sibutramina é utilizada para tratamento da obesidade e não substitui a tradicional dieta associada a atividade física.

Evite a automedicação, consulte um endocrionologista!

Dra Camila na Globo - Efeitos colaterais do uso de Sibutramina

Assista no MGTV entrevista de Dra Camila Maciel abordando o risco do uso indiscriminado de anfetaminas (medicação para emagrecimento), as vantagens do emagrecimento consciente com reeducação alimentar e prática regular de atividade física e os efeitos colaterais resultantes do uso de Sibutramina.

Clique aqui para assistir

Contatos

Rua Rei Alberto, 180 - Cep.: 36016-300 tel.: 32 3213-3087 / 32 3237-9000

 

Assinar Newsletter